segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Estrela de David e o Ser Humano


Com relação ao significado do símbolo da Estrela de David, existem várias interpretações. Entretanto, não acredito em um só significado para um signo tão forte, e além do mais, símbolos existem para marcar uma mensagem, um momento histórico ou pessoal e podem reverberar em cada indivíduo de forma diferente e única.

Ontem, em conversa com um amigo, falávamos sobre o número seis e seu significado. Era tipo um teste para saber como eu via esse número e então o meu lado “Ascendente em Peixes” entrou em ação, pulou na frente e resolveu  arriscar.

Fui para o lado da Alquimia que tem como um dos seus símbolos exatamente a Estrela de David. Embaixo à esquerda temos o Elemento Fogo; à direita o Elemento Terra e na ponta virada para baixo, o Sol. Os três são símbolos yang, de força. Em cima, temos a Água à esquerda e o Ar à direita em cada ponta. Acima, a Lua, como símbolo das forças yin de cada Elemento. Assim:

Vamos fazer de forma que fique bem claro. Considere que a Estrela é você. Como assim? É isso mesmo. Você está exatamente dentro da árvore, pois esta é a Árvore da Vida. O que significa o “vazio” dentro da Estrela? Aí é que está o grande barato da coisa, pois de vazio não tem nada, é ali que você está, mas um você espírito, e o melhor, em equilíbrio, já que é esta a função da Árvore, estar em harmonia com o Universo. Sacou que o número seis virou sete? :)

Bem, daqui a pouco vamos falar melhor dos elementos para entendermos a nossa Árvore.
Esta mesma estrela com um triângulo virado para cima e outro para baixo, tem uma outra significação complementar, já que o triângulo ascendente representa o masculino e o descendente significa o feminino. Então, o que estaria no meio desse mesmo triângulo? O andrógino, ou seja, a integração dos contrários: no caso do princípio masculino, temos a anima – a alma masculina, e dentro do princípio feminino temos o animus, a alma feminina. Como vêem, mais uma vez o ser humano está dentro do triângulo em equilíbrio.
Se olharmos mais uma vez para a estrela sob o ponto de vista físico, e ainda seguindo a mesma idéia, vamos encontrar as substâncias:

Mercurius – no topo da estrela, temos a copa da árvore, que corresponde ao nosso corpo mental, tem movimento de expansão.
Sal - a substância salina, tem movimento lateral. É o tronco da árvore, corresponde ao sistema circulatório. Dá equilíbrio e estabilidade, fazendo a integração com as outras duas substâncias, Mercurius e Sulphur.   
Sulphur – o sulphur, ou enxofre, que corresponde à parte baixa do corpo, são as raízes da árvore, tem correspondência com o sistema digestório.
Bem, demos uma idéia das substâncias, portanto podemos voltar aos elementos, pois são eles que darão movimento às substâncias, ok?
Elemento Fogo – tem natureza  quente, é um elemento ativador, dá partida nas ações e quando se trata de limpeza energética, é com ele mesmo que temos que contar. Falaremos disso em breve;
Elemento Terra – É a base da árvore, tem natureza seca, é a nutriz da árvore, de onde saem os nutrientes da vida. A Terra realiza;
Elemento Água – Tem natureza úmida, é a fluidez, o elemento circulante, adaptação, flexibilidade;
Elemento Ar – Natureza fria, é o discernimento, a expansão.
Com relação aos elementos, temos muito o que falar, comentar, perguntar e responder, portanto vamos ficando por aqui, pois consideramos este “post” apenas o primeiro capítulo de uma loooonga estória.



                             

2 comentários:

  1. Oi Valéria! Bacana, vou acompanhar teu blog.
    Olha, se tiveres a oportunidade procure o livro I Ching das Deusas, é um livro fininho, mas que tem uma introdução incrível sobre a formação da estrela, muito antes mesmo dela ser chamada de estrela de Davi, descreve o mito da própria criação/origem. Bjs

    ResponderExcluir