domingo, 9 de dezembro de 2012

Olíbano – Uma Resina Sagrada



Olíbano – Uma Resina Sagrada

Olhando umas fotos antigas, me veio à mente não uma pessoa ou um momento, mas um aroma. Isso acontece com freqüência, porém em geral tento descobrir a razão e sempre chego a uma conclusão relacionada com a emoção ligada àquela ocasião. Desta vez foi diferente, resolvi correr e fazer o meu incenso em gotas, já que o aroma era de olíbano, e veio tão forte, que além do aromatizador, resolvi escrever um textinho sobre ele.

Acabei me empolgando e quando vi, não escrevi nem a metade do que poderia, e pelo jeito, como já estou sob o efeito do aroma, uma simples foto me rendeu um maravilhoso aromatizador e algumas considerações que vocês poderão conferir aqui.

O óleo essencial de olíbano é obtido por destilação de uma resina produzida pelos troncos de árvores da espécie Boswellia carteri .Essa resina é uma reação às incisões feitas pelo homem a fim de retirar a substância aromática e altamente cicatrizante que é utilizada como cosmético contra rugas e cicatrizes e ainda, por sua capacidade antisséptica. Em inglês é conhecida como frankincense, numa referência à sua origem – o incenso verdadeiro.

É utilizado desde a Antiguidade tanto no nível físico como poderoso antisséptico e cicatrizante, quanto no espiritual, pois ajuda a evocar toda uma História que passa por Nero, o imperador romano, que quando por ocasião do falecimento de sua esposa, mandou queimar toda uma colheita de olíbano a fim de honrar sua alma, passando pelo início do Cristianismo, quando foi um dos presentes dados ao Menino Jesus pelos Reis Magos.

Seu aroma é revestido de uma aura de mistério e sacralidade, transmitindo confiabilidade, respeito e liderança. Ajuda a amenizar o fluxo de pensamentos, acalmando a mente, permitindo alcançarmos estados profundos de meditação.

Na psicoaromaterapia é muito utilizado para casos de claustrofobia, superação de medos, e protege contra maus pensamentos e pesadelos. Este é um dos óleos essenciais que costumo utilizar para casos em que o indivíduo “carrega” em si um fardo pesado de histórias do passado. Elemento: Ar, energia fria e seca, o que é ótimo para apaziguar pessoas muito mercuriais, que são atropeladas pelos próprios pensamentos e têm dificuldade para tomar decisões. Excelente para ajudar a acessar a intuição.

Como é um óleo essencial de valor considerável, utilizamos apenas para uso pessoal, ou sob encomenda, em sinergias que chamamos de “incenso em gotas” para trabalhos espirituais de meditação e limpeza, devido ao fato de produzir uma vibração indescritível e resultados gratificantes.

Pois é..., por que uma foto me levou ao olíbano, ao incenso em gotas, ao artigo, à internet...? Ora, só porque as coisas são assim mesmo. É só seguir o fluxo da Vida sem maiores elucubrações. Isto é o olíbano!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário