quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Benjoim Para Crianças


Pois é..., o benjoim é tão especial que uma amiga e cliente foi orientada a utilizar essa resina sagrada em sua loja, que é a PING PONG Brechó, pelo nome vocês já puderam perceber que é dedicado às crianças. Assim, explicando a razão da importância desse óleo essencial pelas crianças, resolvemos falar algo importante sobre este ele.

O benjoim é um óleo essencial resinoso que ajuda a aterrar, portanto para os Pequenos recém-chegados ao Planeta é uma excelente escolha. Além disso, seu aroma quentinho (pois é... aroma tem temperatura sim... experimente!) tem a capacidade de nutrir, fazendo com que a criança se sinta protegida. Isso ocorre com os adultos também, porém a criança, por sua sensibilidade e necessidade de calor humano, é especialmente beneficiada por este aroma.

No sentido físico é excelente para a respiração, em casos de tosse com muco, ajuda no processo de expectoração. Além disso, por sua capacidade levemente sedativa, pode ajudar a criança a ter um sono tranquilo.

 É importante ressaltar que nos referimos ao uso externo, em aromatizadores de ambientes, por exemplo. Óleos essenciais não devem ser ingeridos, principalmente por crianças.  Podemos  esclarecer que existe realmente essa hipótese de ingestão, porém não nos cabe aqui discuti-la. De qualquer forma, posso sim adiantar que somente sob orientação e acompanhamento de profissional de sua confiança. Nós não recomendamos, já que nosso sistema olfativo faz um bom trabalho. Para simplificar, veja o que acontece:

·        O aroma é inalado;

·        As partículas odoríferas inaladas são aquecidas dentro das narinas;

·        Algumas moléculas dos óleos essenciais são acopladas nos cílios olfativos, e percorrem um caminho que chegará ao sistema límbico, responsável pelas emoções e pela memória;

·        Outras moléculas passam direto, e dali mesmo da mucosa olfativa se ligam a átomos de oxigênio, podendo chegar à corrente sanguínea, onde farão o trabalho no corpo físico, como por exemplo, funcionar como bactericida, anti-inflamatório e outras;

·        Resultado: reações químicas e elétricas (é..., nosso cérebro possui muita eletricidade!) no nosso organismo.

Sabe aquela criança que não gosta de ficar sozinha? Adora dormir com os pais, que não gosta de ficar nem um segundo na dela, brincando com seus brinquedos, ou mesmo levando um papo com seu “amigo imaginário”? Pois é, o óleo essencial de benjoim no ambiente tem a capacidade de poder proporcionar a sensação de aconchego e proteção.

Ih...! Falei sobre amigo imaginário, este é um longo assunto, mas o que cabe aqui é lembrar que ultimamente não tenho ouvido falar sobre eles. Será que nossas crianças não mais os têm? Quer saber? Isto está diretamente relacionado às siglas as quais apelidamos  nossos Pequenos hoje em dia.

A tecnologia é o máximo, concordo e faço uso, mas televisões, computadores, brinquedos eletrônicos e celulares são ferramentas maravilhosas, porém aquelas brincadeiras com os pais, irmãos, vizinhos e colegas da escola, como pega-pega, esconde-esconde e que tais, são insubstituíveis para a socialização e noção do EU e do Outro. Essas brincadeiras são úteis para trabalhar o sentido de sensação, cinestésico, noção de espaço, ou seja, consciência do próprio corpo, beijo, abraço, carinho, aconchego. Ah...! O que o benjoim tem a ver com isso? Tudo! Ele trabalha a sensação de conforto e nutrição na criança, é quase um abraço.

Criança com transtorno disso ou daquilo, até mesmo as chamadas Crianças da Nova Era, Cristais, Índigo, etc. existem sim, contudo como gostamos de rótulos apenas nos nossos frascos de aromatizadores e perfumes, pois sabemos que uma vez colocado o rótulo nada mais pode ser acrescentado ou retirado, pensamos na dificuldade do indivíduo quando recebe um rótulo, ainda que positivo, pois estes criam um estado de estagnação. Como mudar a fórmula? Isto certamente atrapalha o desenvolvimento de qualquer um, seja adulto ou criança.

Lembram que falamos da função elétrica do cérebro? O óleo de benjoim tem uma vibração, digamos, uma frequência elétrica muito grande, o que ajuda na proteção energética das crianças. Acredita-se que evita pesadelos, proporcionando um soninho tranquilo. Quanto a esta afirmação, basta lembrar que o benjoim tem uma longa história nas religiões e filosofias, não só no Cristianismo, bem como é utilizado pelos muçulmanos e hindus como incenso para limpeza energética e proteção.

Assim, recomendamos no ambiente infantil, apenas com a ressalva de que quando se trata de crianças, “menos é mais”, ou seja, pequenas quantidades são o suficiente para bons resultados.

Pensando nisso que o PING PONG Brechó decidiu encomendar o aromatizador de ambientes exclusivamente elaborado com essa resina sagrada, através do qual demonstra seu carinho e preocupação com essa Nova Geração, doando o aconchego e a suavidade que o aroma de benjoim  proporciona.


Maiores informações sobre essa resina sagrada, ver artigo anterior:


Dica: quem quiser assistir a um excelente filme sobre Amigos Imaginários, a fim de ajudar aos Pequenos e alegrar os adultos com boa informação, assistam ao filme Day’O. Disponível apenas para download na rede. É de 1993.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário